Upgrades de Computadores

Melhorar um computador que se tem há algum tempo é sempre uma boa solução especialmente quando nos é impossível comprar uma máquina nova ou recente. Para isso, existem várias soluções, como a manutenção periódica ou fazer upgrades ao computador ou portátil para acelerar a sua performance e estender o tempo útil de vida por mais um tempo.

Upgrades de computador e portátil

Eis alguns exemplos de upgrades que podemos realizar na TILT para deixar um computador ou portátil mais rápido, seja a arrancar ou a executar programas.

Aumenta a quantidade e a velocidade da memória RAM

A falta de memória RAM vai afectar negativamente de forma profunda o desempenho do teu computador. Vai fazer com que as aplicações demorem mais tempo a arrancar e impedir que se trabalhe com mais aplicações ao mesmo tempo. Os sistemas operativos modernos exigem uma quantidade de RAM mínima de 2GB-4GB para trabalhos de escritório, ou 8GB ou superior para jogos e design gráfico.

Colocar mais ou maiores memórias, dentro da capacidade da motherboard, é um investimento obrigatório e dos mais acessíveis.

Por regra, quando se vende um computador portátil ou de secretária novo, raramente vem com a capacidade máxima de memória utilizada. Por isso, este upgrade é um dos mais comuns que realizamos aqui na Tilt.

Troca o velho disco SATA por um disco SSD

Outro upgrade que podes fazer para acelerar o desempenho da tua máquina consideravelmente é trocar o disco antigo onde tens instalado o sistema operativo por um disco com tecnologia SSD. Esta tecnologia é até 10x mais rápida, tanto a ler como a escrever, que a SATA. SSD é uma sigla para Solid State Drive (ou Unidade de Estado Sólido em português) que é usada para representar os novos discos baseados em tecnologia de memórias flash e que representam um ganho notável na velocidade de arranque do sistema operativo, de abertura e uso de programas e do uso geral do computador.

Desta forma, trocamos o disco antigo por um SSD novo, que vai conter o sistema operativo e podemos usar o outro disco antigo para backups ou para guardar dados.

Substitui o processador

Substituir o processador por um modelo mais recente é uma maneira alternativa de acelerar o PC ou portátil. Deves ter em conta de verificar se o processador é AMD ou Intel pois só podes substituir um processador por outro da mesma marca e socket. Os modelos no padrão AM4 têm pelo menos duas gerações compatíveis. Já os componentes mais antigos da Intel não costumam compartilhar os sockets com as gerações mais recentes. Nesse caso, é possível que tenhas também que trocar a motherboard e as memórias RAM.

Este é um tipo de upgrade que costuma ser bem mais caro que os restantes. O ideal é o fazeres quando substituíres também a motherboard.

Melhora a placa de vídeo ou VGA (placa gráfica)

Se és uma pessoa que usa o computador em ambientes que exigem um bom desempenho gráfico, como por exemplo para jogos ou design gráfico e de vídeo, então substituir a placa gráfica é outra opção viável.

Sendo a placa gráfica a placa gráfica, juntamente com o CPU, o hardware responsável pela geração de imagens e animações, é importante escolher uma que tenham um desempenho adequado para os teus requisitos.

Aqui é importante haver um equilíbrio entre a qualidade da placa gráfica e do CPU pois um pode comprometer o desempenho global da máquina mesmo que o outro seja muito melhor. A substituição de uma placa de vídeo é um recurso destinado a desktops e, nesse cenário, o padrão é o PCI-Express.

Caso queiras substituir a tua placa gráfica temos todo o gosto em te ajudar a escolher e montar o modelo adequado ao teu computador.

Troca a motherboard

A motherboard, ou placa mãe, é um dos componentes mais importantes do computador pois é ela que serve de elo a todos os outros componentes. Por isso, na hora de escolher, é importante reunir características como: um bom chipset, que permita a instalação de mais módulos de memória; suporte a dual channel e overclock (inclusive automático); portas de expansão modernas e possibilidade de instalar um bom sistema de arrefecimento.

Faz um upgrade à motherboard quando já não puderes melhorar os outros componentes e estiveres a utilizar ao máximo todos os recursos . É possível que tenhas que trocar o processador também e as memórias.

Ao fazeres um upgrade à motherboard estás a dar um salto qualitativo no potencial geral da tua máquina e permitir que os upgrades ao restos dos componentes possam ser maiores.

Coloca um cooler

Investir num bom sistema de arrefecimento também ajuda a trazer ganhos de desempenho. Quando o processador atinge temperaturas muito elevadas, automaticamente, ele reduz a sua frequência (clock) para arrefecer e, evitar sobreaquecimentos que podem danificar permanentemente o processador.

Faz um overclock

Depois de arranjares um cooler melhor podes fazer um overclock ao processador, isto é, aumentar a frequência dos processadores a valores mais altos. No entanto, convém ressalvar que esse procedimento pode comprometer a vida útil do componente. O cooler também pode ser útil para trazer mais segurança e estabilidade ao sistema nessa altura.

Estes são alguns upgrades de computador que podes fazer mas, além disso, podes também fazer uma limpeza no teu portátil ou computador para melhorar e prolongar a sua vida. Vê mais sobre a Limpeza de Computadores: